Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD284
SILVA, Adelina Marina de Sousa e
Turismo e terrorismo [Documento electrónico] : estratégias desenvolvidas em destinos turísticos afetados por atentados terroristas / Adelina Marina de Sousa e Silva.- Porto : [s.n.], 2016.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação realizada no âmbito do Mestrado em Turismo, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo como orientador João Paulo de Jesus Faustino. Ficheiro de 3,53 MB em formato PDF (105 p.). Resumo inserto na publicação.


TERRORISMO, TURISMO, EGIPTO, ÁFRICA DO NORTE, TESE, PORTUGAL

O Homem sempre teve a necessidade de viajar e conhecer novos povos. O turismo como o conhecemos hoje em dia surgiu com a Revolução Industrial, quando o Homem começou a sentir a necessidade de experienciar momentos de lazer, e com o aparecimento de novos meios de transporte. Assim como o turismo, o terrorismo tem início na Antiga Grécia e no Império Romano, onde foram encontrados registos de atos de terror e violência. O início do século XXI fica marcado pelos atentados do 11 de Setembro de 2001, amplamente divulgados, responsáveis por mais de três mil mortos. São cada vez mais as notícias de alarme e divulgação de atos de terror que podem prejudicar o sector turístico. O presente estudo foi desenvolvido no contexto do Mestrado em Turismo. Tem como principal objetivo identificar e apurar as principais estratégias utilizadas para recuperar o sector turístico após um atentado terrorista. Para conseguir responder à questão de partida, primeiramente, foram abordadas as principais temáticas com o intuito de adquirir o maior número de informação. Numa segunda fase, foi feito um estudo de caso sobre a Tunísia e o Egito, no qual foi possível entrevistar dois sobreviventes, assim como apurar as consequências dos atos terroristas no turismo. Por fim, foi realizado um inquérito, com o objetivo de identificar os medos e os cuidados que os turistas têm na preparação de uma viagem e, também, as possíveis soluções para recuperar o setor turístico após um atentado terrorista. A partir do estudo teórico, inquérito e entrevistas, foi possível recolher a informação necessária para a realização deste estudo, que de forma concisa responde a questões importantes da sociedade – como é encetada a recuperação turística após um atentado.