Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD336
FARIA, Elsa Correia
O branqueamento de capitais e a independência em auditoria [Recurso eletrónico] / Elsa Correia Faria.- Braga : [s.n.], 2023.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Tese de mestrado em Contabilidade, apresentada à Universidade do Minho, Escola de Economia e Gestão, tendo como orientadora Lídia Cristina Alves Morais de Oliveira. Ficheiro de 838 KB em formato PDF (75 p.).


AUDITORIA, BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS, FRAUDE FINANCEIRA, ESTUDO DE CASOS, TESE

A fraude é uma realidade que, deploravelmente, está presente no contexto económico de muitas empresas. Estas, de forma a obterem recompensas financeiras, usam meios que deturpam o relato da informação financeira. Este cenário contempla-se ainda mais prejudicial para um sistema financeiro limpo quando estas empresas são auditadas por profissionais que podem acabar por perpetuar casos de fraude. Dada a atualidade do tema e a relevância do papel do auditor na deteção da fraude, o objetivo desta dissertação é analisar de que forma os auditores envolvidos em fraudes por branqueamento de capitais, nas empresas portuguesas associadas ao caso Luanda Leaks, colocam em causa a credibilidade e a independência da profissão de auditoria. É desenvolvido um estudo qualitativo inserido no paradigma de investigação interpretativista, tendo como estratégia de pesquisa o desenvolvimento de um estudo de caso (o caso Luanda Leaks). Os dados foram obtidos através de notícias dos meios de comunicação social e das plataformas das principais entidades envolvidas no caso, principalmente uma base de dados disponibilizada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, com os documentos divulgados da investigação ao caso, e um relatório da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários com os resultados das ações de supervisão efetuadas ao Luanda Leaks. As principais conclusões obtidas evidenciam o incumprimento de deveres dos auditores em sede de prevenção do branqueamento de capitais e irregularidades associadas ao incumprimento das Normas Internacionais de Auditoria, nomeadamente, as relacionadas com transações entre partes relacionadas, independência dos auditores, arquivo e ceticismo profissional. O estudo contribui para a literatura sobre fraude por branqueamento de capitais; para a profissão de auditor, destacando o seu papel no combate a este tipo de crime; e, ainda, para sensibilizar a própria sociedade sobre a necessidade de zelar por um sistema financeiro limpo e transparente.