Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD336
SANTOS, Roberta Torres dos
Psicologia policial [Recurso eletrónico] : programas de prevenção e redução da vitimização profissional / Roberta Torres dos Santos.- Lisboa : [s.n.], 2022.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação apresentada ao Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna com vista à obtenção do grau de Mestre em Ciências Policiais, área de especialização em Gestão de Segurança, tendo como orientadores José Joaquim Antunes Fernandes e Juliana Ferreira da Silva. Ficheiro de 4,52 MB em formato PDF (131 p.).


PESSOAL DE POLÍCIA, PSICOLOGIA POLICIAL, SAÚDE MENTAL, VITIMAÇÃO, ESTUDO DE CASOS, TESE

A presente pesquisa consiste em um estudo exploratório dividido em quatro capítulos sobre os programas de saúde mental para profissionais de segurança pública, com enfoque no tema da vitimização policial e saúde mental. Foi utilizado o conceito de vitimização desenvolvido por Minayo (2014) que afirma que, a expressão “vitimização profissional” diz respeito aos agentes de segurança pública enquanto vítimas de agravos físicos e emocionais ou de morte no exercício de sua profissão. O objetivo deste trabalho foi identificar, descrever e analisar os programas institucionais relacionados ao tema da vitimização policial, e se tais programas, possuíam ações estruturadas dentro da área de saúde mental. São objetivos específicos a análise, estudo e descrição de programas voltados para a prevenção de patologias ligadas à saúde mental. O desenho metodológico compreende três métodos, a saber: (i) revisão sistemática de literatura, (ii) análise documental de programas relacionados ao tema da prevenção à vitimização policial e (iii) pesquisa de campo com a Divisão de Psicologia da Polícia de Segurança Pública (Portugal). Foram pesquisados ações e programas de prevenção à vitimização nas instituições de Portugal, França, Estados Unidos da América e Reino Unido. Conclui-se que as ações de prevenção contra a vitimização policial têm aumentado nas variadas instituições analisadas, sendo ainda um campo pouco estruturado. Assim, deveremos reconhecer que a vitimização policial é uma realidade crescente das forças de segurança e que, por isso, maior investimento e atenção devem ser dado a este fenômeno.