Centro de Documentação da PJ
Monografia

3724225.C.30
CD325
MOURATO, Manuel José Coimbra
Identificação de competências de liderança associadas a desempenhos superiores e à satisfação dos colaboradores : estudo de caso nas Unidades da Polícia Judiciária / Manuel José Coimbra Mourato.- Lisboa : [s.n.], 2019.- 118 p. ; 30 cm
Dissertação para obtenção do grau de mestre em liderança, apresentado à Academia Militar, tendo como orientador José Carlos Dias Rouco. Resumo inserto na publicação.


GESTÃO DOS CONHECIMENTOS, LIDERANÇA, CULTURA ORGANIZACIONAL, POLÍCIA JUDICIÁRIA, TESE, PORTUGAL

As instituições públicas, vulgarmente designadas de organizações não lucrativas, estão cada vez mais expostas a fatores de influência interna e externa do seu meio envolvente. Neste contexto, relevam fulcral importância as competências dos líderes que levam a desempenhos de excelência e promovem a eficácia para o sucesso das organizações. Vários estudos concluíram que os líderes afetam todos os aspetos de funcionamento das organizações, como o otimismo, o comprometimento com a organização, a identificação com o coletivo e a cooperação. Neste trabalho pretendeu-se verificar quais as principais competências que os líderes da PJ mais utilizam e quais estão positivamente relacionadas com desempenhos superiores e que contribuem para a satisfação e bem-estar dos seus colaboradores. A metodologia de investigação utilizada neste estudo de caso apresentou três fases, pesquisa bibliográfica sobre liderança, liderança organizacional e modelos de identificação de competências de liderança, investigação de natureza qualitativa, que avaliou, através de análise de conteúdo, uma entrevista semiestruturada aos vários diretores de Unidade e quantitativa que analisou estatisticamente os dados obtidos da aplicação de um questionário, adaptado por Rouco (2012), aos mesmos diretores, para estudar a sua perceção quanto aos fatores de liderança identificados no modelo Rouco. Verificou-se que as competências de liderança mais utilizadas pelos líderes das Unidades da PJ são: transparência, orientação para as relações humanas, comunicação, relações interpessoais, aptidões técnicas e profissionais, tomada de decisão, orientação apara a tarefa, visão e uma competência não identificada no modelo Rouco, a motivação. Concluiu-se que as competências dos líderes relacionadas com a gestão das Unidades, a existência de uma visão, em conjunto com competências de relacionamento interpessoal são aqueles que se apresentam como as que mais contribuem para um melhor desempenho dos seus líderes e para uma maior satisfação e bem-estar dos seus colaboradores.