Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD290
SILVA, Carlos Manuel Vaz Fonseca da
Catástrofe em Portugal [Documento electrónico] : gestão da informação / Carlos Manuel Vaz Fonseca da Silva.- Lisboa : [s.n.], 2011.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação de Mestrado em Guerra da Informação da Academia Militar, tendo como orientador Francisco Proença Garcia e coorientador António Tavares. Ficheiro de 1,52 MB em formato PDF (158 p.). Resumo inserto na publicação.


GESTÃO DA INFORMAÇÃO, GESTÃO DE CRISES, PROTECÇÃO CIVIL, DESASTRE NATURAL, TESE, PORTUGAL

Os desastres repetem-se desde sempre com alguma regularidade por todo o planeta, assumindo, nalgumas circunstâncias, contornos de uma verdadeira calamidade. A prevenção, o socorro e a recuperação constituem-se necessidades primárias do Estado e das populações assim como o dever de o Estado as proteger. A presente dissertação, situada no campo da Guerra de Informação/Competitive Intelligence, visa analisar como a Gestão da Informação é feita no enquadramento de uma catástrofe em Portugal decorrente de um sismo. Este estudo visa igualmente analisar os fluxos de informação entre as entidades intervenientes, como elas se articulam num cenário real de catástrofe, isto é, visa analisar em que moldes se deve gerir, coordenar e comandar a crise e quem é que deve e como se deve fazer a Gestão da Informação pública. Por outro lado, visa também entender o fenómeno dos acidentes e catástrofes nas sociedades, compreender a articulação funcional entre a Autoridade Nacional de Protecção Civil e o Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência na gestão de um desastre a fim de se encontrarem falhas estruturais e funcionais no actual sistema. Para o efeito propomos um modelo integrador, eficaz e eficiente.