Centro de Documentação da PJ
Monografia

63525.A.46
LAGE, Nilson
Ideologia e técnica da notícia / Nilson Lage.- Petrópolis : Editora Vozes, 1979.- 116 p. ; 21 cm


IMPRENSA, MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSAS

O objeto jornal. 1. A tecnologia da imprensa. 2. Dos moinhos de papel aos periódicos. 3. A quebra de um monopólio. 4. A mística da liberdade. 5. A censura sob o liberalismo. 6. A revolução do jornal-empresa. 7. As técnicas como produto da História. 8. A estrutura da redação. 9. O jornalismo no Brasil. A notícia: proposta, linguagem e ideologia. 1. O produto industrial. 1.1. O conceito de notícia. 1.2. Limites e métodos do estudo. 2. A natureza da proposição nas notícias. 2.1. Axioma, poder, estilística. 3. A linguagem das notícias. 3.1. Sistema de verbos. 3.2. Escolhas léxicas e gramaticais. 3.3. Arbítrio e repressão nas escolhas. 4. Ordem narrativa e ordem expositiva. 4.1. Texto de forma narrativa. 4.2. Texto de forma expositiva. 5. O texto de alta comunicabilidade. 5.1. A organização do Gênesis. 5.2. A organização dos primeiros parágrafos do Manifesto. 6. Seleção e ordenação de informações. 6.1. Proximidade. 6.2. Atualidade. 6.3. Identificação social. 6.4. Intensidade. 6.5. Ineditismo. 6.6. Identificação humana. 7. A forma da notícia clássica. 7.1 Formalização das estruturas. 7.2 Observação sobre as estruturas propostas. 7.3 A realização dos leads. 7.4 Leads com verbos dicendi. 7.5 A forma de ordenação. 8. O gênero reportagem. 8.1 O estilo magazine. Investigação sobre a verdade nas notícias. 1. A verdade histórica é prevalecente. 2. Verdade, poder, conhecimento. 3. Tensão entre novas verdades e formas antigas. 4. A verdade da práxis e seus compromissos. 4.1. Notícia e aparências. 4.2. A máscaras dos estereótipos. 4.3. A luta na prática. 5. Ainda assim, muitas verdades consistentes. Bibliografia.