Centro de Documentação da PJ
Analítico de Periódico

CD263
SOUZA, Sidclay Bezerra, e outros
Cyberbullying [Documento electrónico] : percepções acerca do fenômeno e das estratégias de enfrentamento / Sidclay Bezerra Souza, Ana Margarida Veiga Simão, Ana Paula Caetano
Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, Vol. 27, n. 3 (2014), p. 582-590
(*). Resumo inserto na publicação.


VIOLÊNCIA JUVENIL, REALIDADE VIRTUAL, PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA, FAMÍLIA, ESTUDO DE CASOS, PORTUGAL

O "cyberbullying", caracterizado como um dos tipos de violência em contexto educativo, apresenta-se como uma das principais causas do mal-estar vivido por seus protagonistas. O estudo inserido no Projeto "Cyberbullying - o diagnóstico da situação em Portugal" pretendeu compreender o fenômeno a partir das vivências de 118 estudantes do primeiro ano do Ensino Superior público português, que responderam a um questionário. Pudemos perceber a percepção dos alunos sobre o fenômeno e a importância que pares, professores e pais apresentam no enfrentamento e prevenção do "cyberbullying". Tais resultados orientam-se no sentido do desenvolvimento sistêmico de comunidades que se fortalecem internamente para que cada um se sinta autorizado a intervir e a cuidar dos que nelas são vítimas de violência.