Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD262
LOPES, Andreia Filipa Relvas
A influência das doenças / lesões dermatológicas nas impressões digitais [Documento electrónico] : caraterísticas e alterações / Andreia Filipa Relvas Capelo Lopes.- Porto : [s.n.], 2014.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação de candidatura ao grau de Mestre em Medicina Legal submetida ao Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto, tendo como orientador Tiago Torres. Resumo inserto na publicação .Ficheiro de 2,90 MB em formato PDF (103 p.).


DACTILOSCOPIA, MEDICINA LEGAL, CIÊNCIA FORENSE, DOENÇA, TESE, PORTUGAL

Na investigação criminal, a Criminalística, subdiscíplina da Medicina Legal representa uma das áreas mais importantes no que respeita à recolha de meios de prova em locais de crime, tendo a Lofoscopia sido uma das ciências forenses com mais impacto permitindo a identificação por meios de impressões digitais. No entanto, a Dermatologia sendo uma área da medicina, tem uma forte relevância na Medicina Legal, pois a pele permite por meio de identificação digital, revelar a identidade de um individuo. O objetivo principal desta dissertação está relacionada com o facto de as doenças/lesões dermatológicas manifestadas na polpa datilar de certos indivíduos, podendo estas ser presentes ou passadas, influenciar ou dificultar o diagnóstico das impressões digitais, impossibilitando a identidade destes. A abordagem metodológica insere-se no âmbito exploratório descritivo. Relativamente a amostragem deste estudo, esta foi constituída por 20 indivíduos que manifestam ou manifestaram doenças/lesões dermatológicas na polpa datilar, como: eczema de contato alérgico, eczema de contato irritativo, psoríase, esclerodermia, pulpite fissurada dos dedos e verruga vírica; procedendo de seguida à respetiva recolha de impressões digitais e análise das mesmas na UPT, de modo a verificar a qualidade e o reconhecimento das mesmas. Em complemento, foram aplicados questionários de modo a indicar dados socio-demográficos dos indivíduos, tipo de dermatose manifestada, envolvimento atual ou passado, dermatose de origem profissional, para tratamento estatístico. Em resultado deste estudo, obtiveram-se os seguintes resultados, relativamente às dermatoses e impressões digitais analisadas: em que o eczema de contato alérgico, o eczema de contato irritativo e a psoríase foram as dermatoses que maior prevalência apresentaram nos indivíduos estudados, relativamente à análise efetuada o eczema de contato irritativo e a psoríase foram as doenças que mais dificultaram a análise das impressões digitais, afetando a qualidade e o reconhecimento destas. Dependendo da severidade com que as doenças se manifestam, as cristas epidérmicas podem sofrer alterações, alterando as impressões digitais e dificultando desta forma a qualidade e o reconhecimento para a identidade do indivíduo. No entanto, para os OPC, perante casos em que os vestígios recolhidos apresentem estas caraterísticas específicas, a qualidade e a possível identificação do indivíduo fica prejudicada.