Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD302
CASTANHEIRA, Daniela dos Santos e
A utilização da técnica de profiling na investigação criminal e os perfis criminais de ofensores sexuais de crianças e adolescentes [Documento electrónico] / Daniela dos Santos e Castanheira.- Porto : [s.n.], 2019.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Tese de Mestrado em Criminologia, apresentada à Faculdade de Direito da Universidade do Porto, tendo como orientadores Cristina Soeiro e Pedro Almeida. Resumo inserto na publicação. Ficheiro de 2,67 MB em formato PDF (135 p.).


PERFIL PSICOLÓGICO, CRIME SEXUAL, CRIME CONTRA CRIANÇAS, MENOR, ANÁLISE PSICOLÓGICA, TESE, PORTUGAL

A presente dissertação aborda, através de duas revisões sistemáticas da literatura e uma análise quantitativa, a utilização técnica de profiling na investigação criminal e questões relativas à validade das diversas abordagens. Apresenta o estado da arte acerca dos tipos de perfis de ofensores sexuais do crime de abuso sexual de crianças e de menores dependentes (adolescentes). Finalmente, apresenta os perfis criminais para este tipo de crime realizados através da técnica de profiling, aplicada a uma amostra de 129 casos de abuso sexual investigados pela Polícia Judiciária. A primeira revisão sistemática da literatura procurou perceber como surgiu a técnica de profiling, em que medida a sua utilização na investigação criminal é considerada válida e útil, quais são as suas abordagens, como e quando se recorre à técnica. Com o objetivo de compreender melhor a utilização desta técnica na investigação criminal, foi selecionado o crime de abuso sexual de crianças e menores dependentes e foi realizada uma segunda revisão sistemática da literatura em que se averiguaram que tipos de perfis de ofensores sexuais são apresentados através da técnica de profiling. Por fim, foi aplicada a técnica de profiling a uma amostra de 129 casos de ofensores sexuais de crianças e adolescentes, cedida pelo Gabinete de Psicologia e Seleção da Escola de Polícia Judiciária, através de uma análise quantitativa, com recurso a uma análise de correspondência múltipla e uma análise de clusters com o objetivo de averiguar quais são os perfis criminais observáveis nesta população e compará-los com perfis criminais presentes na literatura, obtidos pela segunda revisão de literatura. Os dados empíricos sugerem quatro perfis de ofensores sexuais de crianças: 1 – Intrafamiliar - Agressivo, perfil 2 – Intrafamiliar - Desajustado, perfil 3 – Extrafamiliar - Desconhecido e perfil 4 – Extrafamiliar – Sedutor. Estes padrões serão descritos na dissertação, verificando-se que apresentam bastantes pontos em comum com os perfis apresentados na bibliografia.