Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD279
FERREIRA, Sandra Patrícia Sousa
Incendiários [Documento electrónico] : entre os media e a realidade / Sandra Patrícia Sousa Ferreira.- Maia : [s.n.], 2015.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação de Mestrado em Psicologia da Justiça, apresentada ao Instituto Universitário da Maia, tendo como orientador Ana Rita Conde Dias. Ficheiro de 808 KB em formato PDF (58 p.). Resumo inserto na publicação.


INCÊNDIO, FOGO POSTO, PERFIL PSICOLÓGICO, MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSAS, ESTATÍSTICAS CRIMINAIS, TESE, PORTUGAL

A presente dissertação assentou num estudo descritivo, com o intuito de conhecer quais as características dos incendiários reportados pelos media. Especificamente pretende identificar e analisar a prevalência de várias caraterísticas indicadas pelos media, aglomerando essas mesmas caraterísticas para posteriormente comparar com o perfil do incendiário Português elaborado por Instituto Superior da Polícia Judiciária e Ciências Criminais. Cumulativamente, reporta-se estatísticas oficias de justiça do crime de incêndio florestal, elaborando um parecer sobre o possível desfasamento entre a realidade e os media. Nesse sentido, recorreu-se à recolha de todas as notícias sobre incendiários, incêndio florestal e pirómanos do Jornal de Notícias e do Correio da Manhã entre os anos 2012 a 2014 perfazendo um total de 205 notícias, compondo 225 casos, pois em determinadas notícias possuíam mais do um sujeito. Relativamente às estatísticas criminais foram recolhidas na Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais entre os mesmos anos. Os resultados indicam que os media o termo mais utilizado para descrever o sujeito é suspeito. O produto final remete também para a prevalência de um conjunto de variáveis iguais às do perfil do incendiário português, nomeadamente, sexo, idade, género e local do incêndio. Relativamente às estatísticas oficiais do ilícito de incêndio florestal constata-se que os crimes registados e os sujeitos condenados são completamente díspares, ou seja, existe um número muito reduzido de condenados para a quantidade exorbitante de crimes registados.