Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD313
GOMES, David Gonçalo Barreiros dos Santos
Policiamento do terrorismo [Documento eletrónico] : o policiamento comunitário como estratégia de prevenção do terrorismo / David Gonçalo Barreiros dos Santos Gomes.- Lisboa : [s.n.], 2017.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação apresentada ao Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna com vista à obtenção do grau de Mestre em Ciências Policiais, elaborada sob a orientação de Nuno Poiares. Resumo inserto na publicação. Ficheiro de 1,29 MB em formato PDF (134 p.).


POLÍCIA DE PROXIMIDADE, POLÍCIA E COMUNIDADE, JIHAD ISLÂMICA, TERRORISMO, ESTRATÉGIA POLICIAL, TESE, PORTUGAL

As novas ameaças resultantes do fim do mundo bipolar, em particular o terrorismo jiadista, vieram introduzir incertezas, desconfianças, receios e desafios aos quais urge dar resposta eficaz por parte dos Estados. É neste contexto de demanda por respostas à ameaça terrorista que diversas políticas securitárias foram sendo implementadas, tendo até ao momento, assumido especial protagonismo as respostas focalizadas em ações repressivas e paramilitares. Do ponto de vista policial, esta nova política de segurança nacional entrou em conflito com a filosofia de policiamento comunitário, acabando por menorizar o potencial deste último no combate à criminalidade. O modelo de policiamento comunitário é um caso paradigmático de sucesso nos padrões de atuação policial. Recorrendo a parcerias comunitárias e a abordagens de resolução de problemas, este modelo verte para as comunidades parte da responsabilidade pela produção da segurança local. Nesta investigação pretendemos compreender o potencial do policiamento comunitário como estratégia de policiamento do terrorismo sendo que, numa tendência crescente, constatámos que os princípios do policiamento comunitário têm sido reorientados para a prevenção do terrorismo, permitindo o desenvolvimento de novas estratégias direcionadas para o combate ideológico às doutrinas extremistas, para a deteção e sinalização de indivíduos de risco e para a prevenção de processos de radicalização e de recrutamento.