Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD279
QUEIRÓS, Isabel Maria de Moura Ribeiro de
Theudas e Mantheudas : a criminalidade feminina no reinado de D. João II através das cartas de perdão : 1481-1485 / Isabel Maria de Moura Ribeiro de Queirós.- Porto : [s.n.], 1999.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação de Mestrado em História Medieval apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto sob orientação de Luís Miguel Duarte. Ficheiros num total de 40,7 MB em formato PDF (Vol. I, 129 p. ; Vol. II - apêndice documental, 50 p.)


HISTÓRIA, CRIMINALIDADE FEMININA, TESE, PORTUGAL

"Através das cartas de perdão concedidas por D.João II a mulheres entre 1481-1485 estudou-se a criminalidade feminina existente naquele período. Mancebas de clérigos, mancebas de homens casados, prostitutas com rufiões, ladras, alcoviteiras e feiticeiras, adúlteras, praticantes de relações incestuosas e outras, recorriam à justiça régia a fim de evitar processos judiciais demorados e de custos mais elevados. Sendo o pedido de perdão apresentado na corte, o rei decidia se diminuia, comutara ou agravava a pena anteriormente imposta e foram os registos dessas decisões que serviram de base ao nosso estudo.".