Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD313
LIMA, Rui Manuel Custódio
Traços psicopáticos e caracterização criminal de jovens delinquentes e jovens agressores sexuais internados em centro educativo [Documento electrónico] : um estudo comparativo / Rui Manuel Custódio Lima.- Lisboa : [s.n.], 2019.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação especialmente elaborada para obtenção do grau de Mestre em Psicopatologia, apresentada à Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo como orientador Pedro Fernandes dos Santos Pechorro e co-orientador Rui Manuel Xavier Vieira. Resumo inserto na publicação. Ficheiro de 1,29 MB em formato PDF [91 p.].


DELINQUÊNCIA JUVENIL, CRIME SEXUAL, PERFIL PSICOLÓGICO, CENTRO EDUCATIVO, TESE, PORTUGAL

A caracterização sociodemográfica, criminal e psicopatológica de jovens delinquentes e jovens agressores sexuais tem sido uma área de interesse investigacional, a nível nacional e internacional, com reflexos nos enquadramentos de avaliação jurídico-legais e médico-clínicos. Nesse âmbito, a presente investigação tem por objetivos específicos o estudo comparativo das características sociodemográficas e criminais, dos traços psicopáticos, dos níveis de agressividade reativa e proactiva, e da perturbação do comportamento de jovens delinquentes e jovens agressores sexuais internados em Centro Educativo. Quanto à estrutura, o estudo foi dividido numa primeira parte de enquadramento teórico e numa segunda parte de apresentação do estudo empírico. Recorreu-se a uma amostra forense total de 214 jovens participantes do sexo masculino, que foram distribuídos num grupo de delinquência geral não-sexual (n = 180; M = 16,44 anos; SD = 1,22 anos; intervalo = 13–19 anos) e num grupo de delinquência misto (n = 34; M = 16,15 anos; SD = 1,58 anos; intervalo = 12–18 anos). Para a avaliação dos construtos desejados os participantes preencheram um questionário sociodemográfico e criminal, bem como os seguintes instrumentos psicométricos: Dispositivo de Despiste de Processo Antissocial versão de autorresposta (APSD-SR; Frick & Hare, 2001), Questionário de Agressividade Reativa-Proativa (RPQ; Raine et al., 2006) e Questionário dicotómico de Perturbação do Comportamento (PC–DSM-V; DSM-V; American Psychiatric Association, 2013). De um modo geral, os resultados foram consistentes com a perspetiva generalista de delinquência e agressão sexual juvenil, não se observando diferenças entre os grupos; exceto para a dimensão traços calosos/não-emocionais. Recomenda-se uma abordagem clínica e forense cautelosa relativamente à avaliação desta dimensão psicopatológica via questionários de autorresposta, propostos a jovens delinquentes distinguidos pela perpetração de atos de índole sexual, que se encontram institucionalizados em Portugal no contexto específico e exclusivo de Centro Educativo.