Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD302
ALMEIDA, Nuno Gonçalo Paixão Amaral Santos
O cão na segurança e contraterrorismo [Documento electrónico] / Nuno Gonçalo Paixão Amaral Santos Almeida.- Lisboa : [s.n.], 2019.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação de Mestrado integrado em Ciências Policiais - Gestão da Segurança, apresentada ao Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, tendo como orientador Luís Manuel André Elias. Resumo inserto na publicação. Ficheiro de 4,65 MB em formato PDF (196 p.).


CÃO POLÍCIA, CÃO DE DETECÇÃO, FORÇA DE SEGURANÇA, SERVIÇO DE SEGURANÇA, PRÁTICA POLICIAL, TESE, PORTUGAL

Esta dissertação de mestrado em Ciências Policiais tem como objectivo enquadrar e conceptualizar o uso do Cão como elemento das Forças e Serviços de Segurança, e o Cão como elemento integrante da nossa sociedade e família, na Segurança do dia-adia, na função Policial, e no Contraterrorismo. As potencialidades do uso do cão ainda não se conseguiram delimitar. Não sabemos até onde podemos ir com capacidades tão extraordinárias como o seu olfacto, a sua visão, a sua capacidade de decifrar linguagem corporal. Nunca a Humanidade recorreu tanto ao uso do cão para seu auxílio como hoje em dia. Da busca de explosivos, ao uso de cães robot de comando à distância, até aos cães de terapia emocional, as aplicações e a simbiose com os cães estão no seu ponto mais alto; no entanto, muitos processos, muito do que se faz, ainda não está compreendido nem devidamente enquadrado. Pretendemos contribuir para esse enquadramento e mostrar de uma forma geral as aplicações possíveis da ajuda do cão na nossa segurança do dia-a-dia e no combate ao terrorismo, ameaça premente e actual à nossa segurança, mas também ao nosso modo de vida, do qual o cão faz parte integrante.