Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD342
REGINO, João Miguel Fevereiro
Proteção de soft targets [Recurso eletrónico] : a ameaça de terrorismo na área do Bairro Alto / João Miguel Fevereiro Regino.- Lisboa : [s.n.], 2023.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação apresentada ao Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna com vista à obtenção do grau de Mestre em Ciências Policiais, no XXXV Curso de Formação de Oficiais de Polícia, tendo como orientadora Raquel Duque. Ficheiro de 2,77 MB em formato PDF (106 p.).


MEDIDAS DE SEGURANÇA, MEDIDAS DE POLÍCIA, TERRORISMO, TURISMO, PREVENÇÃO CRIMINAL, TESE

Nos últimos anos, os soft targets têm vindo a ser alvos cada vez mais recorrentes para a prática de atos terroristas devido às vulnerabilidades típicas que apresentam. Quer seja pela falta de medidas de segurança robustas, pela facilidade de acesso, pelos aglomerados de pessoas, pelo mediatismo, entre outros, os soft targets compreendem um conjunto de caraterísticas que se consubstanciam como mais valias para os objetivos de quem pretende realizar um ataque terrorista e esse facto não pode ser negligenciado. As zonas turísticas enquadram-se nessa tipologia de alvos, onde existe a possibilidade de ocorrência de um ataque terrorista e deve ser considerada a implementação de medidas de prevenção para que se possam diluir as vulnerabilidades desses locais. Na presente dissertação, foi considerada a área do Bairro Alto como objeto de estudo, analisando-se as medidas de segurança em implementação e qual o nível de preparação para dar resposta a um ataque terrorista, face às vulnerabilidades existentes. Para esse efeito, foi realizado um estudo qualitativo com a concretização de 13 entrevistas, envolvendo elementos policiais e indivíduos civis, todos com conhecimento privilegiado no âmbito do terrorismo ou da segurança da área. O estudo demonstra que apesar de existirem algumas medidas a serem implementadas no âmbito da prevenção, estas são ainda insuficientes para fazer face à imprevisibilidade e variedade de métodos para a realização de um ataque terrorista. Os entrevistados revelam algumas vulnerabilidades, designadamente a disposição das infraestruturas na área e do estado degradado em que se encontram, assim como a formação providenciada ao efetivo. A dissertação apresenta ainda algumas propostas de melhoria a implementar, tanto para o efetivo, como para as condições de segurança da área.