Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD302
MACHADO, Eurico Aguiar
O papel da HUMINT no contraterrorismo [Documento electrónico] : a infiltração contraterrorista e o terrorismo jihadista / Eurico Aguiar Machado.- Lisboa : [s.n.], 2017.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação de Mestrado integrado em Ciências Policiais, apresentada ao Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, tendo como orientador Hermínio Joaquim de Matos. Resumo inserto na publicação. Ficheiro de 1,62 MB em formato PDF (82 p.).


TERRORISMO, JIHAD ISLÂMICA, MEDIDAS DE SEGURANÇA, TESE, PORTUGAL

Hodiernamente, o Mundo está, claramente, permeável à ameaça terrorista de matriz islamista, a qual tem ganho proeminência internacional ao longo dos últimos anos e espalhado o terror nas sociedades ocidentais. O nível de insegurança e mau estar na sociedade, resultado dessas ações extremistas, levam a que este seja um dos temas mais debatidos no plano securitário dos Estados democráticos e um dos principais focos das forças e serviços de segurança. A estas exige-se a adoção de medidas eficazes para, em primeira instância, prevenir um possível atentado em solo ocidental, e, em segundo lugar, erradicar estas organizações terroristas do mundo. Portugal, que não escapa ao variado leque de países sobre a qual impende esta ameaça jihadista, necessita, impreterivelmente, de acompanhar o crescimento deste fenómeno no espaço europeu e nacional, assim como adotar políticas contraterroristas capazes de proteger os cidadãos portugueses das atrozes investidas jihadistas que amiúde têm espalhado o terror por várias cidades europeias. A Intelligence deve assumir um papel preponderante no plano contraterrorista nacional, onde a HUMINT, em particular, é uma vertente que deve ser explorada e desenvolvida, por se mostrar essencial no combate ao terrorismo. Ao longo deste trabalho, pretendemos aprofundar esta temática da HUMINT no contraterrorismo, nomeadamente a questão da infiltração contraterrorista, cuja ponte com a ameaça terrorista de matriz islamista é fundamental, por força do protagonismo que estes extremistas assumem nos dias de hoje.