Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD302
SANTOS, José Almeno da Silva
Métodos de análise de impactos balísticos [Documento electrónico] / José Almeno da Silva Santos.- Porto : [s.n.], 2016.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Relatório de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica, submetido à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tendo como orientadores Luís Pina e Giuseppe Catalanotti. Resumo inserto na publicação. Ficheiro de 2,13 MB em formato PDF (53 p.).


BALÍSTICA, METODOLOGIAS, TESE, PORTUGAL

Uma observação atenta da evolução do Homem revela que desde cedo surgiu a preocupação em defender o corpo de ataques inimigos. Os vários conflitos criados pelo Homem levaram a evoluções dos equipamentos de ataque e defesa. Os avanços do armamento provocam avanços dos equipamentos de defesa, e vice-versa. As duas indústrias tentam manter-se sempre à frente uma da outra e para que isso aconteça a investigação científica toma um papel importante. A complexidade inerente ao estudo de impactos de alta velocidade conduz a que seja necessária a criação de modelos de análise simplificados para os fenómenos de deformação ocorridos no projétil e no painel. A abordagem feita nesta dissertação consiste num estudo energético do fenómeno, aplicando a lei da conservação da energia. O trabalho desenvolvido nesta dissertação focou-se na recolha de informação sobre modelos existentes para o estudo de transferências energéticas em impactos balísticos, com o objetivo de criar um modelo computacional que possa ser usado como base para a análise deste tipo de impactos. Realizou-se uma pesquisa exaustiva no tema e é apresentada no estado da arte desta dissertação uma versão resumida, focada apenas nos estudos mais relevantes. A compilação desta base teórica, até agora inexistente no seio do INEGI, será vital para o desenvolvimento sustentado e adequado de trabalhos futuros, a realizar no INEGI, a partir do relatório aqui apresentado. O modelo computacional, desenvolvido recorrendo ao software MATLAB®, contém os mecanismos de absorção de energia mais influentes, modelando-os de acordo com os desenvolvimentos previamente publicados em comunicações científicas. As energias incorporadas neste algoritmo foram: a energia de deformação elástica das fibras secundárias, energia de delaminação, energia de fissuração da matriz, energia cinética do cone, e energia por falha das fibras primárias. Dependendo dos casos específicos em análise, deverão ser aprofundados os modelos dos fenómenos considerados mais relevantes. O modelo computacional desenvolvido foi validado com casos documentados na literatura e verificou-se uma boa relação com os dados obtidos. No entanto existe ainda a possibilidade de melhorar o modelo implementado, nomeadamente na adaptação a qualquer tipo de material e no estudo mais aprofundado de mecanismos de absorção de energia com o objetivo de melhorar a aproximação com a realidade. Verificou-se uma relação aceitável com os casos estudados na literatura e que a energia dissipada pela deformação elástica das fibras é a mais influente no processo de absorção de energia por parte do alvo.