Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD342
DIAS, Paulo Daniel Marques
A Polícia Judiciária na prevenção do terrorismo em Portugal pós 11/9 e a cooperação com a União Europeia [Recurso eletrónico] / Paulo Daniel Marques Dias.- Lisboa : [s.n.], 2023.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Dissertação de mestrado em Ciências Policiais, área de especialização em Criminologia e Investigação Criminal, apresentada ao Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, tendo como orientador André Inácio. Ficheiro de 1,18 MB em formato PDF (70 p.).


TERRORISMO, POLÍCIA JUDICIÁRIA, PREVENÇÃO CRIMINAL, POLÍTICA CRIMINAL, COOPERAÇÃO POLICIAL UE, TESE

O presente projeto de investigação surge dentro dos parâmetros de avaliação do mestrado em ciências policiais e, por isso, traduz um ensaio científico no que concerne à elaboração do projeto de investigação para obtenção do grau de Mestre em Ciências Policiais, na área de especialização em Criminologia e Investigação Criminal. Nesse sentido, apresentam-se os mecanismos estudados de deteção e prevenção da Polícia Judiciária no combate ao terrorismo, em solo nacional, pós 11 de setembro de 2001. Da mesma forma, estes coligam-se com os esforços da União Europeia para tal fim, numa "perspetiva espelho" que conjuga a diversa doutrina subjacente e a realidade da colaboração europeia em matéria de forças e serviços de segurança para combater o mesmo fenómeno. Com o presente trabalho de dissertação, aborda-se a matéria de prevenção do terrorismo pela Polícia Judiciária no pós 11/09, nomeadamente respondendo a questões relacionadas com a segurança pública. Pretende-se, ainda, enquadrar o resultado deste estudo num contexto de política de segurança, bem como perceber a vontade, motivações, as razões e as vulnerabilidades existentes para ações como as que aconteceram em Paris no ataque “Bataclan”. Como resultado espera-se encontrar respostas para a metodologia usada pela Polícia Judiciária na investigação pós 11/09 e encontrar novas questões dentro da matéria que se aborda.