Centro de Documentação da PJ
Monografia

CD342
GONÇALVES, Tânia Silva
Do trauma à reclusão [Recurso eletrónico] : um estudo qualitativo com homens que cometeram homicídio / Tânia Silva Gonçalves.- Braga : [s.n.], 2023.- 1 CD-ROM ; 12 cm
Tese de mestrado em Psicologia da Justiça, apresentada à Universidade do Minho, Escola de Psicologia, tendo como orientadoras Ângela da Costa Maia e Vanessa Azevedo. Ficheiro de 347 KB em formato PDF (33 p.).


CRIME VIOLENTO, HOMICÍDIO, RECLUSÃO, VITIMAÇÃO, METODOLOGIAS, ESTUDO DE CASOS, TESE

Existem inúmeros fatores que influenciam as trajetórias de vida, tanto positiva quanto negativamente. Na presença de fatores de risco, como história de vitimação e trauma, parece haver um aumento na predisposição para a prática de comportamentos/crimes violentos. O crime de homicídio é considerado o crime mais grave dentro da categoria de crimes violentos. Em Portugal, pouco se sabe sobre o impacto de experiências adversas e traumáticas no percurso de vida de pessoas que cometeram homicídio, recorrendo a uma metodologia qualitativa. O objetivo foi explorar e compreender de que forma as pessoas condenadas por crime de homicídio integram o impacto de possíveis adversidades presentes na sua história de vida e na perpetração do crime pelo qual estão condenadas. Foram analisadas 15 entrevistas através de análise temática indutiva. Os participantes relataram as adversidades que experienciaram nas suas vidas e as estratégias que encontraram para lidar com as mesmas. Os tipos de adversidades relatados foram: falta de apoio familiar, dificuldades a nível socioeconómico, violência intrafamiliar observada, experienciada e negligência, contudo os participantes não estabeleceram uma relação entre estas experiências e o cometimento do crime. Propõe-se que sejam realizadas intervenções preventivas, com crianças em risco, e remediativas, nos próprios, promovendo a diminuição da criminalidade.