Monografia
| |||||
O ENSINO DA MATEMÁTICA: SITUAÇÃO E PERSPECTIVAS O Ensino da Matemática : Situação e Perspectivas : actas / org. Conselho Nacional de Educação.- Lisboa : Conselho Nacional de Educação, 2003.- 213 p. - (Seminários e Colóquios) ISBN 972 8360 25 8 : ENSINO DA MATEMÁTICA Sumário 7 Nota Prévia 9 Secretário-Geral do Conselho Nacional de Educação Manuel I. Miguéns 11 Abertura 13 Presidente do Conselho Nacional de Educação Manuel Lopes Porto 17 Conferência O Ensino da Matemática em Portugal: Uma prioridade educativa? 19 Presidente da Mesa - Luís Soares 21 Conferência - João Pedro da Ponte 57 Painel I Ensino e Aprendizagem da matemática: Pontos críticos 59 Presidente da Mesa - Paulo Sucena 61 Intervenções Programas e metodologias no ensino da matemática/ Luís Sanchez 69 Alguns pontos críticos no ensino da matemática/Eduardo Marques de Sá 89 Algumas dicotomias no ensino e aprendizagem da matemática/Henrique Manuel Guimarães 101 Ensino e aprendizagem da matemática:pontos críticos /Luís Reis 111 Painel II Que Formação de Professores para os vários níveis de Ensino? 113 Presidente da Mesa - Maria da Conceição Alves Pinto 117 Intervenções Formação contínua de professores de matemática Maria da Paz Martins 123 Formação inicial e contínua de professores de matemática acreditação versus avaliação António Bivar 131 Formação e contratação de professores João Filipe Queiró 141 Formação inicial de professores de matemática: consensos e dificuldades Joana Brocardo 151 Conferência Sintomas, Diagnósticos e Terapêuticas: O olhar de um Matemático 153 Presidente da Mesa - José Novais Barbosa 155 Conferencista - Jorge Buescu 205 Encerramento 207 Ministro da Ciência e do Ensino Superior Pedro Lynce de Faria 213 ANEXO - Programa do Seminário |