Biblioteca ISCPSI


Monografia
4378EDU SEM


O ENSINO DA MATEMÁTICA: SITUAÇÃO E PERSPECTIVAS
O Ensino da Matemática : Situação e Perspectivas : actas / org. Conselho Nacional de Educação.- Lisboa : Conselho Nacional de Educação, 2003.- 213 p. - (Seminários e Colóquios)
ISBN 972 8360 25 8 :


ENSINO DA MATEMÁTICA

Sumário
7 Nota Prévia
9 Secretário-Geral do Conselho Nacional de Educação
Manuel I. Miguéns
11 Abertura
13 Presidente do Conselho Nacional de Educação
Manuel Lopes Porto
17 Conferência
O Ensino da Matemática em Portugal: Uma prioridade educativa? 19 Presidente da Mesa - Luís Soares
21 Conferência - João Pedro da Ponte
57 Painel I
Ensino e Aprendizagem da matemática: Pontos críticos
59 Presidente da Mesa - Paulo Sucena
61 Intervenções
Programas e metodologias no ensino da matemática/ Luís Sanchez
69 Alguns pontos críticos no ensino da matemática/Eduardo Marques de Sá
89 Algumas dicotomias no ensino e aprendizagem da matemática/Henrique Manuel Guimarães
101 Ensino e aprendizagem da matemática:pontos críticos /Luís Reis
111 Painel II
Que Formação de Professores para os vários níveis de Ensino? 113 Presidente da Mesa - Maria da Conceição Alves Pinto
117 Intervenções
Formação contínua de professores de matemática
Maria da Paz Martins
123 Formação inicial e contínua de professores de matemática acreditação versus avaliação
António Bivar
131 Formação e contratação de professores
João Filipe Queiró
141 Formação inicial de professores de matemática: consensos e dificuldades
Joana Brocardo
151 Conferência
Sintomas, Diagnósticos e Terapêuticas: O olhar de um Matemático
153 Presidente da Mesa - José Novais Barbosa
155 Conferencista - Jorge Buescu
205 Encerramento
207 Ministro da Ciência e do Ensino Superior
Pedro Lynce de Faria
213 ANEXO - Programa do Seminário