Biblioteca ISCPSI


Analítico de Periódico


FORNELOS, Joana
Representações parentais numa população escolar adolescente / Joana Fornelos, Sara Almeida
Infância e Juventude, Lisboa, nº 1 (Jan.-Mar. 2004), p. 41-53


REPRESENTAÇÃO PARENTAL, TESTE DE ROTTER, ADOLESCÊNCIA, INSUCESSO ESCOLAR, ABANDONO ESCOLAR, FAMÍLIAS PROBLEMA, FAMÍLIA MONOPARENTAL, PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO, ESCOLA

O trabalho clínico com uma população escolar adolescente, numa escola oficial de Lisboa, localizada numa zona limite entre o Casal Ventoso e o Bairro de Campo de Ourique, tem-nos vindo a confrontar com uma vasta gama de perturbações emocionais e do comportamento, de que o insucesso e abandono escolar são sintomáticos. Simultaneamente, temos verificado uma impossibilidade de implicação e colaboração dos pais, sendo a maior parte das famílias consideradas de multi-risco com histórias de: negligência, abandono, toxicodependência, monoparentalidade, etc... Na nossa relação com estes jovens, observamos no entanto muitas vezes a negação da problemática familiar com recurso à idealização e por vezes confabulação das suas histórias relacionais. Numa tentativa de definir as representações parentais destes adolescentes, no confronto com a representação de si próprio, aplicamos uma adaptação de um teste projectivo (teste de completamento de frases de Rotter) que nos permitiu estabelecer padrões relacionais definiodos em 4 parâmetros principais: Conflituoso/patológico; neutro; omissão e positivo. Estes poderão ser analisados em relação às figuras materna, paterna e postos em relação com a imagem de si próprio na relação com autoridade, ansiedade, desejos e expectativas para o futuro