EST1124 Monografia 3993 | |
AFONSO, Fernando Alberto Pires A escola em meio prisional disciplina efectiva? / Fernando Alberto Pires Afonso ; ori. tese Tiago Neves, José Alberto Correia.- Porto : [s.n.], 2010.- 118 p. ; em PDF. - (Estudos) Dissertação apresentada na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação na área de Educação e Diversidade Cultural (Polic.) : oferta EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO DE ADULTOS, FORMAÇÃO DE ADULTOS, MEIO PRISIONAL, ESCOLARIZAÇÃO, PRESO, ESTATÍSTICAS, TESE DE MESTRADO, PORTUGAL Este ensaio é uma tese de Mestrado, que pretende apurar a influência da escola na disciplinação dos alunos em contexto prisional. Analisa a disciplinação, subjugação e o poder repressivo típico das prisões e instituições afins. Apresenta a evolução da função da prisão ao longo dos tempos, mostrando que nos fins do século XVIII passa a ser um local mais humanizado, e torna-se, efectivamente, no local de cumprimento da pena aplicada. Caracteriza a prisão na actualidade, evidenciando os desajustamentos sociais como responsáveis pelo número crescente de presos. Discorre sobre a educação de adultos, e a necessidade de uma aprendizagem permanente. Realça a incapacidade portuguesa na efectivação da educação de adultos. Debruça-se sobre a sua importância para a população em meio prisional, enquanto factor de inclusão, num contexto de exclusão. Tendo em consideração que a investigação consistiu na recolha de dados numéricos dos processos individuais dos reclusos, entendeu-se que a análise quantitativa era o método mais adequado para a interpretação dos mesmos. Apresentam-se e analisam-se os dados obtidos. |