Biblioteca DGRSP


EST945
Monografia
8212


SILVA, Vera Inês Costa da
Controlo e punição : as prisões femininas : estudo exploratório de uma antropologia feminista da prisão no contexto português / Vera Inês Costa da Silva ; ori.tese Fernando Florêncio.- Coimbra : [s.n.], 2011.- 102 f. ; 30 cm em PDF. - (Estudos)
Dissertação de mestrado em Antropologia Social e Cultural, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
(Polic.) : oferta


SOCIOLOGIA, ANTROPOLOGIA, PUNIÇÃO, PRISÃO FEMININA, SISTEMA PENITENCIÁRIO, TESE DE MESTRADO, PORTUGAL

Esta dissertação apresenta justificações teóricas para a pertinência de uma antropologia femininista da prisão no contexto português, uma antropologia interventiva inspirada nas metodologias feministas para questionar as políticas que (re)produzem a prisão e para dar visibilidade às mulheres encarceradas que são silenciadas e ocultadas, isto porque se considera a prisão como a instituição que mais contribui para a segregação e marginalização sociais das mulheres. Assim, este estudo exploratório procedeu à análise das prisões femininas, desde a emergência do penitenciário em Portugal até à actualidade, indagando sobre representações e discursos hegemónicos de feminino e feminilidade nos dispositivos de controlo e punição e como estes se manifestam nas prisões femininas procurando, em simultâneo, (re)inscrever agências e resistências femininas. É verificada a pertinência de um sistema estratificado de diferenciação sexual reprodutor destas representações e discursos que se reflectem nas várias dimensões sociais e culturais e nas prisões femininas no contexto histórico, político, económico e social português.