Biblioteca DGRSP


EST952
Monografia
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Gabriel, Diana
(De) Formação de adultos em contexto prisional : um contributo / Diana Gabriel ; ori.tese Tiago Guedes Barbosa do Nascimento Neves.- Porto : [s.n.], 2007.- 134 p. ; 30 cm $e contem CD ROM. - (Estudos)
Disertação apresentada na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, para obtenção do grau de mestre Europeu em Estudos e desenvolvimento em Ciências Sociais e Educacionais, especialização em Perspectivas Europeias sobre Inclusão Social
(Polic.) : oferta


EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO DE ADULTOS, FORMAÇÃO DE ADULTOS, PRISÃO, SISTEMA PENITENCIÁRIO, REGIME ABERTO, REEDUCAÇÃO, POPULAÇÃO PRISIONAL, PLANO INDIVIDUAL DE READAPTAÇÃO, INCLUSÃO SOCIAL, ESTABELECIMENTO PRISIONAL, TESE DE MESTRADO, PORTUGAL

O trabalho que se segue apresenta um estudo desenvolvido no Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo. Procuramos reflectir sobre o estado da Educação em Meio Prisional, saber como se organiza, se responde ou não às necessidades da população prisional e avançar com propostas de melhoria deste sector. Após uma introdução sobre a problemática da educação nas prisões, no Capítulo
I – Prisões: Espaços de Reeducação, apresentamos uma caracterização do sistema
prisional português ao longo do tempo, aludindo às motivações que subjazem à frequência escolar da população reclusa. O Capítulo II – Um Olhar pela Europa descreve o sistema educativo prisional nos estabelecimentos prisionais do norte da Europa, tendo por base as informações constantes num relatório do Conselho de Ministros dos países analisados. Consideramos que a experiência dos países nórdicos seria uma importante referência para analisarmos comparativamente o sistema português. Ao longo deste capítulo analisamos com
alguma profundidade as experiências das prisões na Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia, tendo em conta o enquadramento do Mestrado Europeu. Prosseguimos no Capítulo seguinte com Caracterização do Objecto de Estudo, procedendo a uma descrição breve sobre a população prisional portuguesa, a oferta educativa existente nos estabelecimentos prisionais e finalmente, abordando a realidade do Estabelecimento Prisional Especial de Santa Cruz do Bispo, nosso território de estudo. Finalmente no último Capítulo apresentamos os dados recolhidos e procedemos à análise dos mesmos, abordando as questões relativas aos modelos de ensino e sua adequação, à descrição do sistema de ensino pelos seus protagonistas e às dificuldades vividas no terreno, tecendo no final algumas considerações e propostas.