Biblioteca DGRSP


EST960
Monografia
4078


Ramos, Isabel Cristina de Oliveira
Contributos da educação : (re)viver na prisão / Isabel Cristina de Oliveira Ramos ; ori.tese Helena Marchand.- Lisboa : [s.n.], 2011.- 113 p. ; il. ; 30 cm em PDF. - (Estudos)
Mestrado em Ciências da Educação (Área de Especialização: Educação Intercultural) do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
(Polic.) : oferta


EDUCAÇÃO, RECLUSÃO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, DESENVOLVIMENTO PESSOAL, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, RELAÇÕES INTERPESSOAIS, REINSERÇÃO SOCIAL, TESE DE MESTRADO, PORTUGAL

Das 3 modalidades previstas para a conclusão do Mestrado – trabalho de projecto, estágio de carácter profissional e dissertação –, o estágio foi a modalidade pela qual optei. O objectivo de um estágio de carácter profissional é transferir os conhecimentos adquiridos em contexto formal para o ambiente real de trabalho, através da caracterização da instituição, detecção de um problema e intervenção para a sua solução. O estágio tem um carácter transformador da realidade e, como tal, pressupõe um grande envolvimento de quem nele participa. Com este estágio pretendeu-se identificar necessidades e planificar eventuais intervenções no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira (EPPF), de modo a contribuir para a optimização da vida dos reclusos. Foi considerada prioritária a questão da ocupação do tempo que os reclusos passam na instituição prisional. Com efeito, uma ocupação do tempo bem planificada poderá contribuir para a valorização multidimensional dos reclusos (aquisição de uma profissão; prossecução dos estudos; prática desportiva; desempenho performativo, mas também desenvolvimento pessoal e social; nomeadamente desenvolvimento da capacidade de resolução de conflitos e da qualidade das relações interpessoais) factor fundamental para a sua futura reinserção social. Para levar a cabo este estágio foram realizadas visitas ao Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, dois dias por semana, 8 horas cada dia, ao longo de 7 meses. O trabalho desenvolvido foi feito directamente com a equipa de educadores, apesar de interagir com todas as outras equipas - de guardas-prisionais, direcção do estabelecimento, etc. O trabalho foi desenvolvido com base em observações participantes, entrevistas e a redacção diária de notas de campo. Os dados obtidos quanto ao tempo passado na prisão mostraram que há um grande investimento na educação e formação dos reclusos, bem como aposta no exercício físico e que os seus efeitos são muito positivos na qualidade e bem-estar dos reclusos. Contudo, este investimento não é suficiente para facultar uma boa reinserção social aquando do fim da pena do recluso. Para tal, seria necessário um trabalho junto dos reclusos centrado na promoção do desenvolvimento pessoal e social que conduzisse a um melhor conhecimento de si próprios, a uma maior capacidade para a resolução de conflitos e a uma superior qualidade nas relações interpessoais.