Biblioteca DGRSP


EST934
Monografia
8201


Ribeiro, Daniela Catarina Gomes
Delinquência : processos de vitimação e padrões de vinculação / Daniela Catarina Gomes Ribeiro ; ori.tese Laura Nunes.- Porto : [s.n.], 2017.- IX, 60, [3] f. ; 30 cm em PDF. - (Estudos)
Tese apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Psicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime, sob orientação da Professora Doutora Laura Nunes.
(Polic.) : oferta


PSICOLOGIA, DELINQUÊNCIA, VINCULAÇÃO, VITIMIZAÇÃO, DELINQUENTE, TESE MESTRADO, PORTUGAL

A literatura defende que, sujeitos com padrões de vinculação inseguros tendem a ingressar mais facilmente em contextos de delito, e consequentemente associar-se a pares destas sub culturas. Do mesmo modo, uma maior proximidade a pares desviantes, aumenta a vulnerabilidade e exposição a situações de risco e violência, o que se traduz numa maior propensão para a vitimação. Assim, o presente trabalho tem como foco geral, a caracterização do fenómeno da vitimação em indivíduos com trajectórias de delinquência, e em específico, identificar padrões de vinculação predominante; recolher informação sobre experiências de vitimação, de forma a identificar a presença de um padrão de vitimação na população em análise; captar a percepção dos inquiridos a respeito destas vivências; e procurar eventual ligação entre a experiências de vitimação e estilos de vida desviantes. Os resultados obtidos com uma amostra de 64 indivíduos, confirmam a predominância do padrão de vinculação inseguro (60,94%), e a elevada frequência da sobreposição ofensor-vítima (79,69%). Como esperado, também se verifica que indivíduos envolvidos no crime de tráfico de drogas (56,9%) assumem maior propensão para se tornarem vítimas de violência e crime. Os resultados demonstraram uma tendência para que os crimes sejam perpetrados por conhecidos (62,7%), reforçando assim o elo entre experiências de vitimação e estilo de vida desviante.