Biblioteca DGRSP


EST931
Monografia
8198


Pereira, Susana Patrícia Almeida
Dispositivos espaciais de punição : as cadeias do Estado Novo / Susana Patrícia Almeida Pereira ; ori.tese Gonçalo Canto Moniz.- Coimbra : [s.n.], 2016.- 187 p. ; il. ; 30 cm em PDF. - (Estudos)
Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
(Polic.) : oferta


ARQUITECTURA, PRISÃO, ARQUITECTURA DE SERVIÇOS PÚBLICOS, MUSEU, HISTÓRIA, TESE DE MESTRADO, PORTUGAL

Esta dissertação realiza um estudo sobre a arquitectura das Prisões Políticas do Estado Novo e o seu impacto tanto na resistência ao Salazarismo como na sociedade democrática
contemporânea. Pretende-se, assim, reflectir sobre o espaço prisional como dispositivo arquitectónico de exercício de controlo, punição e vigilância. A investigação tem como ponto de partida a análise de documentos publicados pela Comissão das Construções Prisionais, como o folheto “Construções Prisionais” de 1948 e o relatório publicado na Revista Arquitectos em 1938, para informar a pesquisa de campo sobre os casos de estudo seleccionados, nomeadamente a Prisão de Caxias, o Forte Prisão de Peniche e a Cadeia Comarcã de Cantanhede. A análise crítica dos espaços prisionais relaciona a sua vivência durante o período do Estado Novo com a sua transformação funcional e espacial no quadro da sociedade democrática. Neste sentido, pretende-se contribuir para a actual reflexão sobre o destino destes espaços, que são parte da memória colectiva, e que enfrentam processos de reutilização, adaptação ou musealização.